Como manter o foco e ser mais produtivo em seus estudos

Share:

Tem gente que com o ritmo chega a estudar 10-12 horas seguida. E com isso acaba se desgastando. Um estudo longo e forçado, não é muito bom para nossa mente, e muito menos para saúde!

Muitas horas de estudos podem nos desfocar de outras atividades, e nos deixa com olheiras e até mesmo com muito cansaço.

E para que isso não aconteça, temos que ter uma forma de estudo mais complexa, e produtiva.  Não precisa ser um estudo longo, e sim de no máximo 3 horas, que para muitos, inclusive para mim, é o ideal para um bom estudo!

Existem várias maneiras de manter o foco nos estudo e ter uma produtividade de qualidade. Ao longo desse artigo você saberá como ser produtivo e como se manter focado nos estudos!


Primeiro entenda o que é produtividade:

o que é produtividade

Produtividade é a eficiência de qualquer negócio, é a qualidade daquilo que é produtivo. É o resultado de comprometimento com aquilo que está elaborando, planejando e executando.  


Você tem uma noção do que é ser produtivo? Ou o que é ser uma pessoa produtiva?

Existe aquela leve confusão de conceito que muitos fazem, que produtividade é estar atarefado o tempo todo.

Produtividade é saber fazer suas coisas com competência e qualidade, é conseguir alcançar o objetivo.

Mas, a minha opinião sobre produtividade é, nada mais, nada menos, que conseguir realizar suas tarefas e atividades do dia a dia, conseguir fazer seu projeto, sua ideia ser realizada no final.

Bom, cada um tem um conceito sobre produtividade! Você tem o seu, e eu o meu.


Continue lendo...

3 dicas de como você pode ser mais produtivo em seus estudos:

1° Faça anotações
Quando se está estudando, o maior erro de muitos, é não anotar o que está lendo ou o que acha que é importante na hora da leitura. Então dinamize seu estudo, e anote em um caderno tudo aquilo que entendeu, e as partes que você achou importante! É bom fazer isso sempre.


2° Tenha horários
 Ter horários é essencial para um bom entendimento, e para também ter mais foco no estudo. Eu lhes aconselho, como eu disse no começo do artigo, que estudem pelo menos por 3 horas seguidas. Somente, determine a hora de começar e de terminar! Assim terá uma boa influência e terá um estudo complexado. 


3° Estabeleça metas
A ultima e mais importante dica que tenho para vocês, é que saibam estabelecer metas. Comece seu estudo com um objetivo, ou simplesmente com o objetivo! Você tem que ter em mente o que realmente quer, ou seja, se você quer aprender o que está estudando, você tem que estabelecer uma meta clara com o objetivo de conseguir. 



Gostou das dicas? Então compartilhe esse artigo para que seus amigos também possam vê-lo e continue lendo!
Google Plus  Facebook



Aprenda a manter o Foco

tenha foco

Manter o foco é muito eficaz e essencial para conseguir um bom resultado nos estudos.

Pense um pouco: Se você faz algo e não está interessado, está pensando em outra coisa, e tem muitas distrações, estudar com isso será péssimo para você.

Então aqui vai algumas dicas para você conseguir manter o foco no seus estudos e em outras atividades sua!

1° Se organize
Se você é cheio de atividades e tarefas, você com certeza não irá conseguir ter foco nos estudos. Então desde já faça uma lista de suas atividades e se organize para não ficar desfocado na hora 'h'. Aprenda como se organizar!


2°  Elimine distrações
Distrações sempre irá nos ameaçar quando estivermos ocupados, ou tentando ficar focado em algo. Então para que isso não aconteça, se isole em algum lugar, onde ninguém te irrite. Mas a cada 1hr de estudo, você pode parar para uma distração, para ter um descanso de no máximo 15 minutinhos. Não abuse muito, e se possível coloque até um despertador para te lembrar a hora de voltar a estudar.  


3° Torne o estudo mais criativo
Essa é uma dica que eu sigo sempre, pois a melhor base para manter o foco é saber ser criativo. Faça perguntas a você mesmo, resume o que você leu em voz alta e depois anote, e sempre tenha bom humor para conseguir ter criatividade nessa hora.



Conclusão: Se adapte

Bom, você pode estudar com complexidade e com mais eficiência somente sendo um pouco mais organizado e mais preparado para tal. 

Assim, sempre que houver uma coisa nova, uma dica nova, se adapte e mostre interesse, pois assim conseguirá um ótimo resultado e aperfeiçoamento para seus estudos.


Forte abraço,

 Elvis Antonio.


(Créditos das imagens: Gratisography)

Nenhum comentário